O que acontece no seu corpo quando você aprende uma nova língua!

  1. Início
  2. Estudar Francês
  3. O que acontece no seu corpo quando você aprende uma nova língua!
Instituto de Língua Francesa - Mulher aprendendo

Além dos benefícios profissionais, aprender uma nova língua pode resultar em muitos benefícios para a sua saúde mental, e até física!

Seja pelos impactos profissionais, culturais ou físicos/mentais, aprender uma novalíngua pode mudar a vida de alguém. Com a pandemia da covid-19, e as novas rotinas de home office e home school, muitas pessoas estabeleceram o objetivo de aprender um novo idioma em 2021. Seja por motivo de viagem, estudo, trabalho ou até promessa de ano novo, o aprendizado tem diversos impactos físicos positivos no corpo humano.Vejamos alguns dos benefícios que lhe aguardam:

  1. melhora na habilidade de tomar decisões: estudos da Universidade de Chicago mostram que pessoas bilíngues são tomadoras de decisões com embasamento mais racional, enquanto pessoas monolíngues tendem a tomar decisões baseadas em emoções, principalmente em situações mais complexas.
  2. melhorana memória e atenção:uma pessoa bilíngue desenvolve a capacidade de trocar de um idioma para outro, situação descrita por muitos como “virar o botão do cérebro”. Esta capacidade é importante para disciplinar o cérebro, auxiliando em momentos que exigem atenção. Além disso, aprender uma segunda língua também é um ótimo exercício para a memória!
  3. desenvolvimento multitarefas: com o foco e atenção melhorados, você irá desenvolver uma maior capacidade de realizar várias atividades do cotidiano ao mesmo tempo!
  4. aperfeiçoamento da língua materna: aprendendo uma nova língua, você pode também aperfeiçoar o seu português, já que o seu conhecimento gramático e consciência linguística aprendidos com o novo idioma também serão aplicados na sua língua principal.
  5. aumento do cérebro: parece mentira, mas aprender uma nova língua pode realmente afetar o tamanho do seu cérebro! Isso de acordo com um grupo de cientistas suecos, que realizaram amaior pesquisa do tipo, utilizando a ressonância magnética para comparar tamanhos de cérebros entre pessoas bilíngues e monolíngues. O resultado deixou todos boquiabertos: foi de fato possível identificar uma parte do cérebro das pessoas bilíngues que mostrara um maior desenvolvimento!
  6. redução ou atraso de sintomas de demência: além dos benefícios cerebrais físicos, cientistas descobriram ainda que pessoas bilíngues têm uma tendência a atrasar em até 5 anos o desenvolvimento de sintomas de demência (em comparação com pessoas monolíngues). Isso porque o ato de falar duas línguas promove o exercício do cérebro, o mantendo ativo e saudável.
  7. auxilia na luta contra a depressão: aprender um novo idioma pode lhe forçar a sair da sua zona de conforto, explorar novas culturas e descobrir mais sobre o mundo. A comunicação é uma grande aliada na luta contra a depressão. Com a ajuda da internet e de um novo idioma, é possível comunicar-se e relacionar-se com pessoas dos locais mais diversos.

QUE TAL APRENDER FRANCÊS?

Animado para começar? Comece conhecendo o Instituto da Língua Francesa, e conhecendo mais sobre a cultura e idioma francês.Sabia que esse idioma é considerado por muitos o mais romântico e bonito, e é falado por mais de 300 milhões de pessoas?!

Outros artigos