A cultura francesa é uma das mais ricas do mundo e há muitas curiosidades a respeito dela que a maior parte das pessoas não conhece.
Quando se fala sobre a França, é comum que todos pensem sobre Paris e a sua enorme cultura e locais turísticos desejados por qualquer viajante, francês ou estrangeiro.
Entretanto, a cultura da França tem muitas curiosidades que são bem interessantes de saber, ainda mais se você deseja viajar em breve para o país.
Você que está fazendo um curso de francês online e pretende um dia conhecer a França, veja algumas curiosidades da cultura para começar a aprender mais sobre essa importante nação do mundo.
Conteúdo
1- A França é o país que recebe o maior número de visitantes em todo o mundo
Essa não é uma curiosidade que surpreenda muitas pessoas, afinal, um país que tem a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Catedral de Notre-Dame, e uma rica cultura gastronômica, literária e filosófica atrai um grande número de turistas.
Entretanto, muitas pessoas acreditam ser os Estados Unidos o país que mais recebe turistas no mundo, só que a França recebe mais de 76 milhões de turistas de fora do país anualmente.
Assim, se você ver alguma informação sobre a França ser um dos destinos que os turistas mais desejam no mundo, saiba que é verdade.
2- O famoso pão francês não existe na França
Para os brasileiros, o pão francês é um dos símbolos do país e muitas pessoas acreditam que o nome se dá porque ele foi criado na França.
Apesar disso, esse tipo de pão não existe no país, visto que essa é uma receita brasileira que foi desenvolvida ainda no século XX.
O objetivo dela era fazer uma imitação dos pães fabricados em território francês, mas se você for até lá, saiba que os que são feitos lá não têm semelhança com o que comemos aqui.
3- Os supermercados na França são proibidos de jogar fora alimentos
Essa é uma curiosidade sobre a cultura francesa muito interessante e que poderia ser aplicada no Brasil, não é?
Desde o ano de 2016, há uma lei que impede que os supermercados no país joguem fora os alimentos que estejam com data de validade próxima.
Caso sejam flagrados desobedecendo essa lei, o estabelecimento pode receber uma multa de 75 mil euros.
A ideia por trás dessa lei é que os supermercados façam doações desses produtos para os bancos de alimentos ou para as instituições de caridade, para assim diminuir o nível de desperdício no país.
4- O consumo de queijos é muito alto na França
O queijo é considerado quase como um patrimônio da cultura francesa, já que apenas no país há mais de mil tipos desse alimento.
Aliás, o queijo é um dos alimentos mais importados pela França, sendo um bilhão de toneladas ao ano.
Os franceses fazem consumo de queijo sempre depois de cada refeição principal, então é como se fosse uma espécie de sobremesa para eles.
O queijo sempre acompanha um pão, que é usado para fazer a “limpeza do prato”, um hábito muito comum da cultura dos franceses.
Aqui vai uma outra curiosidade: as sobremesas feitas pelos franceses não são doces como as brasileiras, elas tendem a ser mais sofisticadas, contam com menos açúcar e agradam mais aos paladares diversos.
5- O consumo de vinho é alto
Além do queijo, um outro produto que é praticamente um patrimônio da cultura francesa é o vinho.
Aqui no Brasil, nós bebemos vinho apenas em ocasiões mais especiais, ao passo que na França a situação é outra.
Os franceses tomam vinho no horário de almoço, alguns em reuniões de negócio durante a tarde e, é claro, à noite.
É comum que todo francês tenha em sua casa pelo menos uma garrafa de vinho, para que assim possa apreciar a bebida a qualquer momento.
6- A França é um país onde muitas invenções foram criadas
Se há um país que costuma ser pioneiro no mundo é a França, e se você faz um curso de francês online, já deve ter estudado isso.
São muitas as invenções que surgiram nessa antiga nação da Europa, como:
- A bicicleta, que surgiu com a criação de um sistema de pedais
- O cinematógrafo, que foi o precursor do cinema atual
- O famoso Champagne
- O sutiã
- As latas de alimentos
- As rotatórias
- Os aparelhos de secar cabelo
- O balão de ar quente
7- As rádios precisam tocar uma “cota” de música francesa
Essa é uma curiosidade entre as quais são mais interessante: as rádios francesas precisam tocar uma “cota” de músicas dos artistas do país.
O que acontece é que eles buscam valorizar a sua própria cultura e isso surgiu como uma forma de evitar a invasão das músicas em inglês nas rádios do país.
Portanto, cada rádio do país precisa tocar, no mínimo, 35% das músicas que sejam de artistas franceses.
Conclusão
Como você viu, a cultura francesa é uma das mais ricas e interessantes do mundo, e há muitas curiosidades a respeito dela que todos devem conhecer.
Neste texto, você conheceu algumas das principais, que qualquer estudante de curso de francês online precisa ver ao menos uma vez para entender melhor a cultura daquele país.
Gostou do artigo de hoje sobre 7 curiosidades sobre a França que você precisa conhecer? O Instituto de Língua Francesa tem um curso ideal para você que deseja se sair bem em suas viagens. Clique aqui e faça sua matrícula hoje mesmo.